Testemunhos
0
Uma experiência que ficará no coração para sempre. Experiência que me fez crescer e aprender, onde conheci pessoas incríveis.
— Marta Bilyk
1
Grandes seres humanos, a fazer o impossível.
— Susana Cortez
2
Uma experiência marcante a todos os níveis. Um privilégio da minha parte ter tido a oportunidade de conhecer pessoas genuinamente fantásticas, que desempenham um papel fundamental naquele que é o acolhimentos de pessoas que se viram obrigadas a abandonar os seus lares, fazendo-as sentir-se menos deslocadas, reconfortadas, acarinhadas e cuidadas tendo em conta a situação caótica que estão a viver. Assim que a minha vida profissional e pessoal me permita, terei todo o gosto em convosco colaborar em futuras ações. Um bem haja a todos.
— Ricardo Madeira
3
Destaco a oportunidade de ter colaborado com quem mais precisava, num momento muito duro para os milhares de refugiados que tiveram de deixar “tudo para trás” devido a uma guerra injustificada. Jamais esquecerei os sorrisos que conseguimos “roubar”, com pequenos gestos de solidariedade e aconchego. Tudo isto num contexto praticamente “pós pandemia, que surpreendeu todo o mundo. Apesar das frequentes reportagens na imprensa, confesso, que se não tivesse presenciado todo aquele enquadramento, não “acreditava” na gravidade de toda a situação. Acabamos por acolher uma família de 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças), que transportamos desde a Polónia até Guimarães, cujo apoio e presença foi uma constante até ao dia que regressaram à Ucrânia. Creio que posso dizer que chegaram a Guimarães como refugiados, e partiram como familiares, de quem os acolheu. Prova disso é a comunicação semanal que mantemos, bem como as as saudades e o compromisso de os visitarmos.
— Nuno Fernandes
4
Para além de ter tido a oportunidade de ajudar aqueles que perderam tudo, o que foi sempre o meu objetivo e do qual sinto que consegui fazer uma pequena diferença, confesso que foi o facto de ter conhecido pessoas fantásticas, principalmente os nossos voluntários portugueses, que me levou a adiar várias vezes a minha ida de volta para Portugal.
— Bruno Pechirra
5
Apenas foi permitido viver a totalidade da experiência do voluntariado devido à ajuda e assistência que a H.E.R.O.W.S. forneceu aos seus membros. Desde alimentação, hospitalidade, estratégias de coping e espírito de família. Todas estas ferramentas foram necessárias para a vontade de querer e poder fazer mais. No meu percurso, realizei 2 vezes a viagem Portugal- Polónia e Portugal-Ucrânia, a segunda só foi permitida pelas ferramentas ganhas com o staff da H.E.R.O.W.S. na primeira missão. O meu sincero obrigada.
— Rita Silva
6
Grande confusão no centro de refugiados típico de ambiente de guerra. Ainda assim, o Mykola foi incansável na ajuda de todo o processo.
— Jorge Reis
7
No centro de refugiados, fomos recebidos pelo Mykola Sydor que nos recebeu muito bem. Foi uma pessoa incansável, 5 estrelas.
— Berta Moço